Atividade Física

Por Leonardo Costa

Fuja do sedentarismo e descubra o verdadeiro bem-estar equilibrando
o seu corpo e a sua mente.

Estética, bem-estar, saúde, fugir da rotina ou depressão, diminuir a ansiedade. Independentemente do motivo, a atividade física é extremamente positiva para promover saúde e bem-estar para as pessoas de todas as idades. Ela reduz o desequilíbrio químico no cérebro e traz ganhos que vão muito além da estética. O impacto na saúde mental é considerável, além de ajudar na prevenção de muitas doenças.

Atividade Física

Ela é muito mais abrangente que o exercício físico por estar relacionada com a sociedade e com o ambiente de cada um. Sem contar com os movimentos involuntários do nosso corpo como os batimentos cardíacos, piscar ou respirar, podemos considerar como atividade física todo e qualquer movimento intencional como levantar para beber água, caminhar até o mercado, se abaixar para pegar algum objeto, desde as tarefas domésticas às de trabalho e lazer.

Exercício Físico

Já o exercício físico é uma atividade física planejada que nos ajuda a melhorar ou manter os nossos elementos físicos como equilíbrio, respiração, flexibilidade, coordenação motora e estrutura muscular. Sempre orientados por um educador físico, graduado em educação física, como no caso das atividades disponibilizadas pelo Benefício MoviMente.

Benefícios

Pesquisas indicam que as atividades físicas podem contribuir para a redução dos riscos de mortalidade e desenvolvimento de algumas doenças como hipertensão, câncer e diabetes. Já os exercícios físicos alinhados a uma boa alimentação e hábitos saudáveis ajudam a impulsionar os benefícios como o controle do peso, depressão, melhor qualidade do sono e manutenção da cognição.

Dança

A dança faz parte da cultura humana, está presente na história da humanidade desde os seus primórdios. Ela é considerada como um exercício completo, onde trabalhamos corpo, mente, espírito e coração. Nas habilidades motoras, conseguimos melhorar o equilíbrio, o ritmo e a coordenação. Aperfeiçoamos o cérebro com o processo de concentração, velocidade de aprendizado e agilidade. Disponível para todas as faixas etárias, a terceira idade pode ser considerado o grupo que mais se beneficia por esta atividade. Qual o seu ritmo preferido? Vem dançar com a gente no Benefício Danças.

Musculação

Se você faz ou pretende fazer musculação, os benefícios vão muito além do corpo musculoso e tonificado. Pegamos algumas dicas com o GYMPASS, convênio da ASSIST, a musculação acelera o metabolismo, ajuda a emagrecer, melhora a postura, fortalece os músculos, protege os ossos, diminui as chances de problemas vasculares e traz aquela sensação de bem-estar.

Aeróbico

São exercícios que, geralmente, precisamos mais de oxigênio para produzir energia em nosso corpo, por causa das atividades de baixa ou moderada intensidade, mas de longa duração. Eles fortalecem os músculos cardíacos, melhora do condicionamento físico e resistência cardiorrespiratória, aumento da resistência muscular, diminuição da pressão arterial e perda de massa óssea.

Natação

Pode ser uma aliada no controle da ansiedade, o contato com a água e a necessidade de controlar os movimentos e a respiração são maravilhosos para trabalhar todo o corpo, além de estimular as articulações e ligamentos. Também ajuda no controle do peso e queima de gordura.

Memória muscular

Você sabia que o músculo tem memória? Além daquela em que os nervos se comunicam com o músculo para efetuar o movimento, o músculo é capaz de “lembrar” e retornar ao mesmo desempenho quando retomamos a praticar o exercício físico.

Melhor idade

Crianças e adolescentes: Seja por atividades recreativas, exercícios individuais ou coletivos, elas são essenciais para o desenvolvimento infanto juvenil. Ajuda a melhorar a coordenação motora, saúde, concentração e estimula a prática de hábitos saudáveis, além de ensinar a importância de se respeitar regras, favorecer o aprendizado e a socialização. Aconselha-se o mínimo de 60 minutos de atividade diária, incluindo aeróbica e de intensidade moderada.

Jovens e Adultos: Recomenda-se 300 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 150 minutos de intensidade vigorosa. O ideal seria o equilíbrio entre as duas intensidades. Já as atividades de fortalecimento muscular com o mínimo de três vezes na semana, para alcançar os benefícios à saúde.

Idosos: Precisam ter uma atenção maior para as suas condições e limites físicos, que podem condicionar a possibilidade de executar determinadas atividades. Por exemplo, uma pessoa com lesões no joelho não poderia praticar atividades de impacto como corrida. Recomenda-se a metade do tempo estipulado aos adultos, sendo 150 minutos de atividade de intensidade moderada ou 75 de atividade física aeróbica mais intensa, por semana.

Sem exageros

Quando perdemos a noção da quantidade de exercícios que estamos praticando, o excesso pode trazer consequências terríveis para o nosso corpo como insônia, irritabilidade, aumento da frequência cardíaca mesmo enquanto em descanso, além de enfraquecer o sistema imunológico. Todo o seu plano de exercícios deve ser elaborado pelo profissional de educação física, para garantir o melhor aproveitamento possível durante o seu desenvolvimento.

Na ASSIST

Confira os Benefícios da ASSIST que podem ajudar a trazer mais qualidade de vida e bem-estar.

Programa Vida Saudável:
Traz uma equipe multidisciplinar que irá lhe orientar nas áreas de nutrição, enfermagem e psicologia. Se você procura uma boa orientação para otimizar a sua alimentação com o seu exercício físico, este é o caminho.

Danças:
Aulas em diversas regiões do RJ, com vários ritmos nos níveis iniciante, intermediário e avançado.

Corridas e Caminhadas:
Atualmente, disponibilizando corridas digitais com novos desafios, além de lives com atletas que trazem dicas e orientações para iniciar ou melhorar o seu desempenho e rendimento.

MoviMente:
Videoaulas semanais na Área do Associado com Treino Funcional, Core, além da programação de atividades mensais com treinos funcionais ao ar livre, em diversos locais no Rio de Janeiro.

Convênio Academias:
Parceria com o GYMPASS que disponibiliza planos com valores diferenciados para os Associados e seus Beneficiários.
A maior plataforma de academias, estúdios e soluções on-line, para você escolher a sua atividade e começar a se exercitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.