Açaí

Por Leonardo Costa

Uma frutinha poderosa e funcional. Se você gosta de ter uma vida saudável e pratica atividades físicas, fique ligado pois ela é antioxidante e pode ajudar na reconstrução muscular.

Popularmente o açaí ganhou o paladar do carioca. Geralmente batido com outra fruta, seja nas tigelas ou nos copos, ele é recheado e coberto com guloseimas que podem anular os seus benefícios à saúde e ainda aumentar o valor nutricional do alimento, criando o mito da engorda. A polpa, sem adição de glucose, é saudável e combate algumas doenças crônicas.

Origem

O açaí é uma frutinha roxa que é colhida do açaizeiro, que é uma palmeira, e pode-se extrair vinho e polpa. Segundo a Embrapa, o açaizeiro é nativo da amazônia brasileira. É considerado como um importante alimento para as populações locais, como também serve de matéria-prima na agroindústria de palmito.
Alguns especialistas afirmam que, segundo dados estatísticos, cerca de 80% da produção de frutos têm origem no extrativismo.

Produtos

Apesar de ser consumido como uma bebida energética, o açaí pode ser consumido em diversas formas como pó, creme e óleo. Também podemos encontrar sorvetes, licores, doces, néctares e geléias. Dos caroços, podemos aproveitar as fibras em móveis, placas acústicas, xaxim, compensados e extrair óleo comestível, fitoterápicos e ração animal.

Antioxidante

Pesquisas indicam que o açaí apresenta maior poder antioxidante que o mirtilo e a amora. Ele pode ser considerado como um alimento funcional, inclusive na prevenção de algumas doenças relacionadas ao estresse oxidativo das nossas células, de acordo com o artigo publicado pelo instituto de Tecnologia de Alimentos.
Graças ao seu alto teor de polifenóis, ele se torna uma das cinco frutas com o maior potencial antioxidante e diversas propriedades anti-inflamatórias e farmacológicas.

Na Tigela

Sabe aquela história que já ouvimos sobre o macarrão? Que o molho e acompanhamento são os responsáveis pela explosão calórica e que nos fazem engordar. Então, com o açaí é mesma coisa. É preciso se atentar nos complementos que são escolhidos para compor a tigela diária de açaí.
Algumas pessoas afirmam que a tapioca, gojiberry, morango, aveia, chocolate, farinha de amendoim, cereal com açúcar, caldas e guloseimas como jujubas, confete e granulado são os melhores acompanhamentos pra comer uma tigela de açaí.
A polpa do açaí é muito saudável e representa 15% do fruto, porém a adição de outras guloseimas pode alterar os benefícios.
Veja a comparação que fizemos com os dados nutricionais da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos quando adicionamos xarope de guaraná e granola caseira.
Faça uma opção mais saudável com frutas, aveias, farinha de amendoim ou outro item que não tenha açúcar ou outros elementos processados. Fique atento aos níveis de açúcar e gordura saturada que podem estar sendo adicionados e ao invés de ajudar, irá prejudicar a sua saúde.
O personal Fábio Mathias é um fã do açaí e aconselha: “Se você comer açaí antes do treino, vai manter o condicionamento físico mesmo depois da atividade.” Pelo menos uma vez por semana o açaí está presente em sua dieta.

Tabela Nutricional

Comparação com os dados nutricionais da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos quando adicionado xarope de guaraná e granola caseira.

Perguntas e resposta

Nutricionista Carlos Eduardo do Programa Vida Saudável da ASSIST

Açaí é muito calórico? Engorda?
O fruto tem média de 65 calorias por 100g de alimento. Se comparado com 100g de banana por exemplo, possui 34 calorias a menos. (100g de banana possui 99 calorias). A grande questão é: com que outros alimentos o açaí é consumido? No sudeste por exemplo, consumimos o açaí adicionado de xarope de guaraná, caldas artificiais, leite em pó, granola, etc. Já no norte e nordeste, observamos o consumo da fruta misturada a farinha de mandioca ou tapioca gerando um mingau de gosto mais neutro. Então, chegamos a conclusão que o que engorda, na verdade, são os acompanhamentos do açaí e não o consumo do fruto em si.

É uma boa opção para quem faz atividade física? Devemos tomar antes ou depois?
Essa é uma questão relativa, pois depende muito do objetivo da atividade física. Caso o objetivo seja perda de peso, o ideal seria utilizar frutas menos calóricas como melancia, uva, mamão e manga por exemplo. Caso o objetivo seja ganho de massa muscular (hipertrofia), o açaí poderia ser adicionado a dieta tomando cuidado com o que será adicionado ao fruto. Boas opções são outras frutas como morango e banana, granola light e mel para adoçar. Consumido no pré-treino, o açaí dará a energia necessária para que não haja cansaço ou perda de ritmo durante a prática do exercício.

Ele auxilia no controle do colesterol e da diabetes?
O açaí é riquíssimo em fibras e substâncias antioxidantes como as antocianinas e vitaminas C e E. Além disso, tem gorduras monoinsaturadas. Todas essas características fazem com que ele tenha impacto positivo na prevenção das dislipidemias e também da diabetes.

Ele pode transmitir Doença de Chagas?
A Doença de Chagas é transmitida através das fezes do barbeiro. Os casos associados ao açaí ocorreram devido ao consumo do produto recém colhido sem que tenha passado pelos processos de higienização (lavagem e pasteurização). Devido a essas questões, o ideal é que nos protejamos, atentos sempre às condições de higiene e qualidade dos produtos utilizados nos mercados, restaurante e lanchonetes os quais frequentamos.

Deixe um comentário