Artrite Reumatóide

Por Leonardo Costa

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações. De causas desconhecida, ela é muito comum duas vezes mais entre as mulheres e tem o seu aparecimento, geralmente, entre 30 e 40 anos de idade.
Os sintomas mais comuns são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo, incluindo a coluna cervical. As regiões inflamadas podem provocar rigidez articular matinal, fadiga e até destruição da cartilagem articular, com a evolução da doença. Alguns pacientes chegam a desenvolver deformidades e até comprometer movimentos simples.
O especialista em reumatologia é o profissional indicado para o diagnóstico e acompanhamento do tratamento. Além de exames de sangue, outros de imagem como radiografias, ultrassonografias, tomografias e ressonância podem ser solicitados pelo médico, dependendo do quadro de cada paciente.
A base do tratamento é com antiinflamatórios e corticoides, alinhados com fisioterapia, terapia ocupacional e condicionamento físico por atividades como alongamento, exercícios e relaxamento. Previna-se e consulte sempre o médico, pois quanto antes diagnóstica mais eficaz é o tratamento. Outras edições do Clube do Conhecimento estão disponíveis no IGTV do nosso Instagram/@assist.rj. Assista quando e onde quiser!

Deixe um comentário