Concurso Público

Escolher a área de atuação e melhor caminho para alcançá-la é desafiador.

Por Leonardo Costa

Concurso público, para muitos, é sinônimo de sucesso, estabilidade financeira, conquistas profissionais e materiais. Mas, qual concurso prestar, onde trabalhar e com o quê, podem ser questões que precisam de um pouco mais de tempo e cuidado para encontrar as respostas.

Alinhar as suas aptidões com a área de atuação do seu interesse, para alguns, pode ser considerado como uma utopia. Difícil, mas não impossível. Hoje, algumas ferramentas de autoconhecimento e desenvolvimento profissional podem ajudar a responder essas questões.

O universo dos concurseiros cresce a cada ano e com ele o grau da competitividade que é absorvido pelos processos seletivos dos respectivos editais. Mas, antes de iniciar os estudos e cair dentro das inscrições, provas didáticas e físicas, o primeiro passo é se conhecer para identificar a sua área de interesse.

COMO ESCOLHER O CONCURSO PÚBLICO IDEAL?

1 – Você gosta da carreira pública?

2 – Qual a esfera você prefere atuar?

3 – Entenda as áreas de atuação!

4 – Não espere o edital para estudar!

5 – Faça um plano de longo prazo!

6 – Se atente às exigências e oportunidades do concurso!

7 – Converse com quem já passou pela experiência!

Fonte: corujaconcurseira.jusbrasil.com.br

PÚBLICO OU PRIVADO?

Qual o seu perfil profissional? Em qual ambiente você conseguiria se desenvolver melhor? Existem diferenças entre a carreira pública e a privada, especialmente quando o assunto é crescimento e desafios.

Faça uma lista com os pontos positivos e negativos para conseguir analisar o cenário de forma completa. Analise com calma e conclua qual o perfil você irá preferir.

ÁREA DE ATUAÇÃO

Especialistas não recomendam a participação excessiva em concursos públicos de diversas áreas. Quanto mais focado você estiver, mais efetivo você será na absorção dos conteúdos daquela carreira. Decida qual área deseja se candidatar e mantenha o foco. A reprovação em outros concursos pode ser desanimadora para os próximos.
Administrativa, Fiscais, Policiais, Controle e Gestão, Tribunais, Legislativas, Jurídicas, Bancárias e Financeiras.

ESCOLHENDO O CARGO

Como consequência da área escolhida, é necessário refletir sobre qual cargo você irá conquistar a longo prazo, levando em consideração o nível de escolaridade, remuneração e a sua disponibilidade nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Além da afinidade que você possui. Escolher uma carreira com base na remuneração não é aconselhável, devido ao impacto frustrante que podem causar a longo prazo.

Não esqueça de analisar se a função escolhida tem uma lotação do seu agrado, pois em alguns casos é necessário até mudar de cidade. E, o mais importante, procure conversar com alguém desta área, para conseguir entender a rotina, pontos positivos e negativos da função.

QUE TIPO DE CONCURSEIRO É VOCÊ?

De acordo com as suas habilidades é possível identificar um perfil de concurseiro e até
mesmo ajudar a entender em qual área você teria maior probabilidade de sucesso. Encontramos algumas definições que podem ser úteis na ilustração de cada perfil.

Golfinho

Preza felicidade e
igualdade, opta por
concursos que irão te fazer
feliz e realizado. Procura
segurança e aceitação
social. Trabalha em equipe,
construindo consenso e
harmonia.

Águia

Criativo, inspirador de
ideias, motivado pela
liberdade de expressão,
que prefere ausência
de controles rígidos.
Comportamento intuitivo,
com foco no futuro.

Lobo

Movido por ordem
e controle, tem
comportamento detalhista,
organizado e pontual.
Focado nas regras do edital
e o objetivo dos estudos.
Tende a ter uma boa
evolução nas provas.

Tubarão

Ágil e focado em
resultados, precisa
de liberdade para agir,
controlar atividades
e resolver problemas.
Competitivo e focado
no agora.

Faça o teste e descubra quão presente está cada perfil no seu tipo de concurseiro:
https://www.onlineassessmenttool.com/pt/que-tipo-de-concurseiro-voce-e/assessment-28276

ESTUDANDO

Vamos considerar que você já escolheu a área e a função da sua vida concurseira. Pode parecer clichê, mas a fórmula secreta para o sucesso no concurso público é a disciplina aplicada ao plano de estudo. É muito importante reconhecer a necessidade de um compromisso com o objetivo que se quer atingir.

Não é à toa que o lema da nossa bandeira se encaixe perfeitamente nesta situação: Ordem e Progresso. A organização e disciplina irão exponencialmente otimizar a
sua preparação para o concurso público. Com o tempo de estudo potencializado, maior a chance de sucesso. Mas, é preciso seguir algumas dicas.

Defina, organize e preserve onde será o seu local de estudo. Ele precisa ser arejado, bem iluminado e silencioso. Tenha uma mesa e cadeira confortável, além dos equipamentos necessários para

um estudo tranquilo com acesso a todos os materiais e uma boa conexão com internet. E, sem distrações como televisão, smartphone, rádio e pessoas.

Sabemos que o material de estudo é essencial, mas cuidado para não poluir o seu ambiente de estudo, se organize e coloque à vista apenas o que será utilizado naquele momento. A poluição visual pode atrapalhar o seu rendimento.

Consulte o edital da prova para lhe ajudar a estruturar o seu plano de estudos. Caso ainda não tenha aberto o edital, você pode consultar o edital anterior para elencar os tópicos de cada conteúdo e o peso de cada disciplina. Uma dica muito utilizada é verticalizar o conteúdo programático do edital, criando uma lista de referência das matérias. Com isso, fica mais fácil saber o que e quando estudar.

Estabeleça um cronograma com prazos para cada etapa do plano de estudo. Faça uma agenda que contemple todas as datas. Seja uma agenda física ou digital é essencial destacar as datas mais importantes, profissionais, acadêmicas e pessoais. Sim, inclua, aniversários, eventos familiares, prazos do edital e qualquer compromisso que gostaria de participar. Isso irá lhe ajudar na sua programação e planejamento.

Faça uma análise da sua rotina semanal. Identifique ações e atividades que podem ser negociadas para a implementação de um plano de estudos. Sempre respeitando os seus limites e saúde mental. Crie uma legenda de cor para identificar o seu tempo livre, atividades obrigatórias e outras que podem ser negociadas temporariamente.

SUCESSO

O caminho do sucesso não é fácil, mas a ASSIST pode lhe ajudar. O Benefício Vocacional disponibiliza encontros on-lines e presenciais com orientações vocacionais que auxiliam no autoconhecimento, trazendo mais segurança para os momentos de decisão. Além de Parcerias com instituições de ensino com descontos especiais para você. Confira a agenda dos encontros e os descontos especiais na Área do Associado.

Deixe um comentário