É Melhor Alongar Antes ou Depois da Corrida

É Melhor Alongar Antes ou Depois da Corrida

Alongar ou não alongar? Alongar antes ou depois da corrida? Como saber se estou fazendo do jeito certo ou não? Qual tipo de alongamento é mais indicado para quem quer correr?

Perguntas como essas são comuns para uma prática muitas vezes negligenciada, que é a do alongamento. Realizá-lo no momento certo ajuda na prevenção de lesões e na melhora da performance. Entenda!

Para que serve o alongamento?

Alongar

Os alongamentos são movimentos feitos no sentido contrário à contração. Eles são realizados em músculos ou grupo musculares e em tendões com o intuito de torná-los mais flexíveis, melhorando a elasticidade.

Logo que você fizer o alongamento, vai sentir uma dorzinha leve, que é o sinal de que o alongamento está sendo feito. Isso, porém, vai ajudar a criar um controle muscular maior, gerando benefícios como a amplitude de movimentos e a uma resistência a lesões mais eficaz, inclusive prevenindo contra cãibras.

Ainda assim, para ter os benefícios dos alongamentos é necessário realizá-los da forma correta. Caso contrário, você pode acabar gerando danos à musculatura ao invés de fortalecê-la e torná-la mais flexível.

Alongar ou não alongar?

Especialmente para atletas que visam um maior desempenho, existe um debate sobre alongar ou não alongar. Alguns entendem que antes de exercícios de potência, como o salto ou a corrida em velocidade, não teriam benefícios em alongar.

Entretanto, os principais fisiologistas sugerem que as vantagens de alongar bem são importantes mesmo nesses casos. Nessas situações, o aquecimento é uma ferramenta essencial para acompanhar, junto com alongamentos dinâmicos.

Os alongamentos dinâmicos têm por objetivo aumentar o fluxo sanguíneo no corpo. Eles contraem os grupos musculares de forma gradual, lenta e controlada. O alongamento balístico e o lunge são dois exemplos.

Caso você esteja fazendo um esporte de alta potência e intensidade, pode preferir por um destes. No entanto, se não estiver, qualquer alongamento é positivo, seja dinâmico ou estático.

Devo alongar antes ou depois da corrida?

Alongar

Já explicamos como funciona o alongamento dinâmico ou ativo, como também é chamado. Além dele, existe o alongamento estático, o qual também é conhecido por alongamento passivo.

Bom, mas por que é importante saber isso? Na verdade, a resposta é simples. Cada um desses tipos de alongamentos é mais indicado para um período em especial. Isto é, um deles é para antes do treino, enquanto o outro faz mais efeito após correr.

O alongamento dinâmico é mais recomendado antes de começar a corrida. Ele é focado nas fibras musculares que desaceleram o movimento. Seu foco é em reduzir fatores como a perda de mobilidade e a má postura. Ao mesmo tempo, fornece resistência e flexibilidade. Esse alongamento é mais intenso e veloz.

Já o alongamento estático é indicado para ser feito depois da corrida. Esses são aqueles alongamentos em que você fica parado por alguns segundos na mesma posição. Ele ajuda a relaxar os músculos, geralmente com uma sensação de alívio.

Como alongar do jeito certo?

Existem algumas dicas que indicam se você está alongando do jeito certo ou do jeito errado. É importante observar isso porque um alongamento mal feito pode ser até mesmo pior do que não alongar. Esse equívoco pode gerar o oposto do que você está buscando, levando a dores, lesões e à perda no desempenho.

O primeiro sinal para notar é se tem algum sinal de dor. Em geral, o normal é uma dorzinha leve, que vem com um alívio. Se for algo diferente disso, fique atento, pois é um sério indicativo de que há algo de errado.

Outra dica essencial é saber qual músculo você está alongando. Observe se é ele que você está sentindo. Se estiver alongando a panturrilha, por exemplo, e sentir dor na coxa, é outro sinal de que está sendo feito de modo equivocado.

Também evite ficar muito tempo realizando os alongamentos estáticos. Saiba que o seu corpo tem um limite, e observe qual é o momento certo de parar. Ficar muito tempo na mesma posição sem relaxar pode gerar problemas à musculatura e às articulações.

Se sentiu algo estranho, procure um médico para avaliação. Pode ter ocorrido alguma lesão, como um estiramento. Em situações como essas, fisioterapias costumam ser indicadas até a plena recuperação. 

Agora que já sabe como alongar, mas está correndo da maneira certa? Veja esse nosso outro post clicando aqui e descubra!

Deixe um comentário