Corridas e Caminhadas: Os Benefícios para a Saúde Física e Mental

Corridas e Caminhadas: Os Benefícios para a Saúde Física e Mental

Corridas e Caminhadas: Os Benefícios para a Saúde Física e Mental

Em um mundo constantemente em movimento, temos a sensação de cada vez menos tempo e mais pressão. Nessa rotina intensa, encontrar maneiras eficazes de promover a saúde física e mental torna-se imperativo. 

Nesse contexto, as corridas e caminhadas emergem como práticas acessíveis e profundamente benéficas. Além de serem atividades simples de integrar à rotina diária, essas formas de exercício oferecem uma gama impressionante de vantagens para o bem-estar global. Saiba como!

  1. Ajuda a lidar com o estresse pós-traumático

Para muitas pessoas, corridas e caminhadas servem como uma forma terapêutica de gerenciar o estresse pós-traumático. Situações do dia a dia que causam um alto nível de tensão também podem ser aliviadas com uma rotina de atividades físicas.

Corridas e Caminhadas

Isso ocorre pela atividade do exercício físico no corpo. Ele libera tensões acumuladas. Assim, a prática regular pode contribuir para a redução dos sintomas associados ao trauma, promovendo a resiliência mental.

  1. Auxilia no controle do açúcar no sangue

A prática constante de corridas e caminhadas auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue. O exercício regular aumenta a sensibilidade à insulina, permitindo que as células absorvam e utilizem a glicose de maneira mais eficiente. 

Isso é particularmente benéfico para prevenir e controlar o diabetes tipo 2. Ainda assim, é claro, pode auxiliar qualquer um, inclusive se você é pré-diabético.

  1. Estimula a criatividade

Correr ou caminhar em ambientes naturais pode estimular a criatividade. O contato com a natureza e a mudança de cenários ajudam a desencadear processos mentais criativos.

Dessa forma, o ambiente ao seu redor pode ser propício para gerar ideias frescas e solução de problemas. Até mesmo Jean Monnet, cujas ideias inspiraram a criação da União Europeia, dizia que utilizava desses exercícios para refletir melhor a respeito de suas obras.

  1. Fortalece os tecidos ósseos

Exercícios de sustentação de peso, como os que estamos abordando aqui, são benéficos para a saúde óssea. Essas atividades ajudam a fortalecer os ossos, prevenindo a perda de densidade óssea e reduzindo o risco de osteoporose, especialmente em áreas como a coluna vertebral, quadris e pernas.

  1. Melhora a autoestima e a vivência social
Corridas e Caminhadas

A prática regular de atividades físicas ao ar livre, principalmente quando realizada em grupo, pode promover a interação social e construir um senso de comunidade. E nem precisa ser com pessoas que você já conhece.

Além disso, alcançar metas pessoais nessas atividades contribui para o aumento da autoestima e da autoconfiança. Por exemplo, ao alcançar um determinado desempenho ou até mesmo participar de uma maratona. Assim, essa pode até se tornar uma atividade de lazer.

  1. Aumenta a resistência física

A prática consistente de atividades físicas melhora a resistência ao longo do tempo. Isso significa que o corpo se torna mais eficiente em transportar oxigênio para os músculos, adiando a fadiga durante atividades cotidianas. 

Esse impacto, aliás, é mais completo ainda. O aumento da circulação sanguínea e da capacidade pulmonar contribui para um aumento geral nos níveis de energia mesmo quando você não está caminhando ou correndo.

  1. Estimula a função cognitiva

Correr e caminhar regularmente têm sido associados a melhorias na função cognitiva. Isso porque essas são atividades que estimulam o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Em virtude disso, acabam promovendo a formação de novas conexões neurais e melhorando a memória, a concentração e a clareza mental. Para muitas pessoas, um exercício destes pode ser um momento valioso para reflexão e resolução de problemas.

  1. Fortalece o sistema imunológico

Corridas e caminhadas moderadas têm o poder de fortalecer o sistema imunológico. A atividade física regular estimula a produção de células brancas do sangue. 

A partir disso, há uma melhora na capacidade do corpo ao combater infecções e doenças. Então, a aplicação prática é que os praticantes dessas atividades tendem a ficar menos doentes e se recuperam mais rapidamente quando adoecem.

Agora, é hora de colocar esses ensinamentos em prática. Para descobrir como usufruir dos benefícios de caminhadas e corridas da ASSIST, clique aqui e se informe!

Deixe um comentário