Entenda a Menopausa

Entenda a Menopausa

A menopausa é um processo natural que marca o fim da fase reprodutiva da mulher. É definida como a ausência de menstruação por um período de 12 meses consecutivos, após a qual ocorre uma transição para a fase pós-menopausa.

Durante a menopausa, os ovários gradualmente diminuem a produção dos hormônios sexuais femininos, o estrogênio e a progesterona. Isso pode levar a uma variedade de sintomas e alterações físicas e emocionais. Leia para saber mais!

Quando entramos na menopausa?

A idade em que as mulheres entram na menopausa pode variar, mas geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade. A idade média para a menopausa é de cerca de 51 anos. No entanto, é importante ressaltar que cada mulher é única e pode apresentar variações individuais.

A menopausa pode ocorrer precocemente em algumas mulheres. Isso é conhecido como menopausa precoce, como vamos falar mais adiante. 

menopausa

Além disso, algumas mulheres podem experimentar uma transição gradual para a menopausa, chamada de perimenopausa. A perimenopausa pode começar vários anos antes da menopausa propriamente dita. Durante esse período, os níveis hormonais podem flutuar, levando a sintomas como irregularidades menstruais, ondas de calor e alterações de humor.

É importante lembrar que a idade em que uma mulher entra na menopausa pode ser influenciada por vários fatores. Eles incluem o histórico familiar, a saúde geral, o estilo de vida e as condições médicas. 

Se uma mulher tiver dúvidas ou preocupações sobre a menopausa ou quaisquer sintomas relacionados, é recomendado que ela consulte um profissional de saúde para obter uma avaliação e orientações adequadas.

Quais são os sintomas da menopausa?

A menopausa pode ser acompanhada por uma variedade de sintomas, que podem variar em intensidade e duração de mulher para mulher. Alguns dos sintomas mais comuns da menopausa incluem:

  • Alterações do padrão menstrual: durante a perimenopausa, os ciclos menstruais podem se tornar irregulares, com alterações na frequência, duração e intensidade do fluxo menstrual. Eventualmente, a menstruação cessa completamente.
  • Ondas de calor (fogachos): são sensações súbitas de calor intenso, frequentemente acompanhadas de sudorese, vermelhidão na pele e aumento da frequência cardíaca. Podem ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite (chamados de suores noturnos).
  • Alterações no humor: muitas mulheres experimentam alterações emocionais durante a menopausa, incluindo irritabilidade, ansiedade, depressão e alterações repentinas de humor.
  • Diminuição da libido: algumas mulheres podem experimentar uma diminuição do desejo sexual ou mudanças na resposta sexual durante a menopausa.
  • Insônia e distúrbios do sono: problemas para dormir, dificuldade em adormecer, despertar frequente durante a noite e insônia são comuns durante a menopausa.
  • Ressecamento vaginal: a diminuição dos níveis de estrogênio pode causar ressecamento e afinamento das paredes vaginais, resultando em desconforto durante a relação sexual e aumento do risco de infecções urinárias.

Além desses sintomas, existem outras queixas relatadas. Elas incluem fadiga, dores articulares e musculares, ganho de peso, alterações na pele e cabelos, perda de elasticidade da pele e alterações na memória e concentração.

É importante ressaltar que nem todas as mulheres experimentam todos esses sintomas. Além disso, a intensidade dos sintomas pode variar de uma pessoa para outra. 

O que é a menopausa precoce?

A menopausa precoce, também conhecida como insuficiência ovariana primária, ocorre quando uma mulher entra na menopausa antes dos 40 anos de idade. É considerada precoce porque acontece antes da faixa etária média em que a maioria das mulheres entra na menopausa, que é entre os 45 e 55 anos.

menopausa

Existem várias causas possíveis para a menopausa precoce: fatores genéticos, doenças autoimunes, tratamentos médicos como radioterapia ou quimioterapia, cirurgia de remoção dos ovários (ooforectomia bilateral), entre outros. Às vezes, a causa da menopausa precoce pode não ser identificada.

Os sintomas da menopausa precoce podem ser semelhantes aos da menopausa natural. Ou seja, ondas de calor, alterações no padrão menstrual, alterações de humor e ressecamento vaginal, entre outros. 

No entanto, a menopausa precoce pode ter implicações significativas para a saúde. Isso porque a diminuição dos hormônios sexuais femininos (estrogênio e progesterona) pode afetar a saúde óssea, aumentar o risco de doenças cardiovasculares e causar outras alterações no organismo.

É importante que as mulheres que suspeitam de menopausa precoce ou apresentam sintomas incomuns antes dos 40 anos consultem um profissional de saúde. O médico pode realizar exames e avaliações para determinar a causa da menopausa precoce, além de discutir as opções de tratamento e manejo dos sintomas. 

Existem várias formas de tratamento, porém a terapia hormonal e outras intervenções podem ser consideradas para minimizar os efeitos da menopausa precoce e ajudar a preservar a saúde a longo prazo.

A ASSIST disponibiliza para suas Associadas e Beneficiárias Assistência Médica Ambulatorial Básica Coletiva, além da parceria com a Notredame Intermédica com Planos de Saúde Coletivos, com valores diferenciados. 

Quer saber mais sobre temas relacionados à saúde e bem-estar? Então visite nosso blog e acesse nossos conteúdos informativos!

Deixe um comentário