FAETEC

Uma Fundação democrática e inclusiva que capacita 50 mil alunos por ano

Por Leonardo Costa

ORIGEM

Fundada em 1997 pela Lei nº 2.735/97, há mais de 26 anos, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) “é responsável pela implementação da política de Educação Profissional e Tecnológica pública e Gratuita no Estado do Rio de Janeiro”, de acordo com o seu site oficial. A rede da Faetec é composta por 122 unidades de ensino e atende aproximadamente 50 mil alunos por ano, no Ensino Médio, na Formação inicial e Continuada, na Qualificação Profissional e na Educação Superior.

Temos muito orgulho dos nossos Associados Servidores da Faetec. A grandiosidade do seu compromisso com a educação qualificada está representada pela sua sede administrativa que fica na capital do Rio de Janeiro, no bairro de Quintino Bocaiúva em um complexo estruturado com diversas salas de qualificação profissional, complexo esportivo, estrutura administrativa e área verde, totalizando mais de 1.900.000 m².

Dentre os cursos oferecidos destacam-se os mais populares como qualificação profissional para microempreendedores individuais, automação industrial, enfermagem, análises clínicas, prótese dentária, informática, edificações, administração, secretaria escolar, produção de moda, mecânica, telecomunicações, teatro, o ensino médio tradicional e o integrado, turismo, eletricista, construção civil, idiomas, refrigeração e outros.

REFERÊNCIA E INCLUSÃO

Hoje, podemos considerar a Faetec como uma das mais importantes redes de educação pública e profissionalizante do Brasil. Além das capacitações, também estão em desenvolvimento projetos de inclusão social no Estado do Rio de Janeiro, parcerias com instituições nacionais e internacionais. Esta articulação é reconhecia para o fortalecimento da instituição como referência de ensino que agrega humanização, cidadania e tecnologia, segundo a Fundação.

Com o olhar mais cuidadoso da educação para o estimulo, mobilização, conscientização e construção coletiva de escolas para todos, a Faetec desenvolve o Programa de Inclusão na Educação destinado a pessoas com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação. A diversidade humana não está limitada a dimensões físicas, ela abrange a política, cultural e social. E, a Divisão de Diversidade e Inclusão Educacional se debruça sobre os processos e dinâmicas educacionais para esta inclusão abrangente.

EIXOS TECNOLÓGICOS

1 – Ambiente e Saúde
2 – Controle e Processos Industriais
3 – Desenvolvimento Educacional e Social
4 – Gestão e Negócios
5 – Informação e Comunicação
6 – Infraestrutura
7 – Produção Alimentícia
8 – Produção Cultural e Design
9 – Produção Industrial
10 – Recursos Naturais
11 – Segurança
12 – Turismo
13 – Hospitalidade
14 – Lazer.

ATUAÇÃO

A Faetec está presente em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, em 59 municípios. Dentre as suas unidades, a Faetec destaca: Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps), Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), Escolas de Artes Técnicas (EATs), Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterjs) e Centros de Referência em Formação de Profissionais da Educação (Iserj e Isepam).

ESPORTE E CULTURA

A estrutura da Faetec conta com Centros de Educação Física e Esporte que disponibilizam projetos de diversas naturezas que beneficiam alunos e integrantes das comunidades ao entorno dos Centros.

O Centro Interamericano de Artes Marciais destaca-se, desde a sua criação em 1996, formando jovens e adultos competidores e medalhistas em disputas oficiais na modalidade.

Já no âmbito cultural, a Faetec destaca a sua atuação no universo musical em que os alunos têm acesso a pluralidade desde os clássicos universais aos populares brasileiros, pelas Escolas de Música e

Bandas. Os interessados em dança devem ficar atentos ao Curso Técnico de Dança da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, o primeiro da América Latina.

As artes cênicas são administradas pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, para os interessados em aprender produção artística e cultural, atuação em palco, cenografia, figurino e canto. Os interessados na capacitação para os bastidores do teatro e carnaval, aprendendo a confecção de fantasias, adornos e adereços, além de organização, planejamento e liderança na produção de espetáculos, devem procurar o ingresso nas Escolas de Artes Técnicas.

COMO INGRESSAR

Seja para os cursos de qualificação, cursos técnicos, ensino fundamental ou superior, periodicamente os editais com as informações e critérios são disponibilizados no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). É preciso ficar atento aos critérios e cronogramas específicos de cada modalidade, para não perder o prazo ou faltar algum documento no momento da matrícula.

Cursos de Qualificação: Semestralmente, são disponibilizados editais com informações e cronograma de inscrição gratuita para sorteio. O resultado é divulgado no site da Faetec e o candidato deverá comparecer à Unidade inscrita com os documentos listados no edital para efetuar a sua matrícula.

Ensino Fundamental: Anualmente, o ingresso ocorre por meio de Concurso Público. Quem optar pelo Horário Integral o ingresso é por realização de prova. Já o de turno é realizado por sorteio, com o edital, geralmente, publicado entre setembro e outubro.

CURSOS TÉCNICOS
Ensino Médio Integrado:
Anualmente, o ingresso ocorre por meio de Concurso Público com a elaboração de uma prova. Com previsão de 3 anos de duração, o curso é oferecido apenas para quem já concluiu o ensino fundamental até a data da matrícula.

Subsequente: Semestralmente, é disponibilizado Concurso Público entre os meses de maio e junho e setembro e outubro, para quem já concluiu o Ensino Médio até a data da matrícula. Com previsão de 1 ano e meio de duração.

Concomitância Externa: Semestralmente, é disponibilizado Concurso Público entre os meses de maio e junho e setembro e outubro. O candidato deve ter concluído, integralmente, o Ensino Fundamental e estar, no ato da matrícula na Faetec, matriculado, no mínimo, a partir do segundo ano do Ensino Médio.

Ensino Superior: É por meio de processo seletivo via vestibular e SISU (Enem). São disponibilizadas as graduações em Licenciatura em Pedagogia, Curso Superior de Tecnologia em Logística, Processos Gerenciais, Tecnologia da Informação e Comunicação, Análise de Sistemas Informatizados, Gestão Ambiental, Sistema de Informação e Sistema para Internet.

DIF – Diretoria de Formação Inicial e Continuada
R. Clarimundo de Melo, 847 – Quintino Bocaiúva, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21311-281
dif@faetec.rj.gov.br / (21) 2332-4125/41

Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ)
R. Mariz e Barros, 273 – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro – RJ – CEP: 20270-003
iserj.secretaria@faetec.rj.gov.br / (21) 2334-2501

Mais unidades: http://intranet.faetec.rj.gov.br/agenda

Deixe um comentário