Plantas em Casa

Seja em jardins verticais ou em vasos, as plantas podem nos ajudar a diminuir o estresse, melhorar o sono e até aumentar o nosso desempenho.

Por Leonardo Costa

Não é preciso ter um jardim externo para ter contato com plantas. Além de deixar a casa mais bonita e aconchegante, elas podem trazer muitos benefícios para sua saúde e da sua família. As plantas renovam o oxigênio, aumentam a umidade e trazem vibrações mais positivas ao ambiente.
As plantas têm vida e compartilham esta vida com o lugar que as cultivamos. Observá-las crescer poderá lhe trazer mais alegria e satisfação. Além das possibilidades de cores, formas e flores que podem ser combinadas com os mais variados gostos, complementando a ornamentação da sua casa, inclusive do espaço de trabalho.

Bem-estar

Bem-EstarUm ambiente decorado com plantas aumenta a sensação de bem-estar. Se você é uma pessoa estressada e que está precisando de um ambiente que favorece o relaxamento, já está na hora de rever a sua decoração. O contato com a natureza diminui a pressão sanguínea, o que aumenta a nossa sensação de paz e tranquilidade.

Terapia

A sua saúde mental é muito importante e cuidar das plantas, mesmo que se torne mais uma pequena responsabilidade, faz com que você saia daquela rotina agitada e desgastante. É reconhecido que a jardinagem traz tranquilidade e a cor verde, presente na maioria das plantas, acalma.

O verde

Na psicologia das cores, o verde é classificado como uma cor fria que possui propriedade calmante, por ser suave e estática. O verde se liga à natureza, trazendo equilíbrio e crescimento. A sensação de segurança e estabilidade é certa, pois reflete a vida.

Aromáticas

Além de decorar, você pode escolher incluir alguns temperos no projeto paisagístico da sua casa. Eles irão deixar aquele aroma e ainda pode incrementar as refeições com opções mais frescas e saudáveis. Dentre as opções, você pode escolher salsinha, alecrim, manjericão, menta, orégano, sálvia, louro, tomilho, endro, acelga, rúcula e agrião.

Árvores em casa

Agora, se você é uma pessoa que tem espaço e gostaria de ter uma minifloresta. Hoje, é possível cultivar algumas árvores frutíferas dentro de casa. Algumas opções como a jabuticabeira, pitangueira e o limão siciliano são apresentadas como um charme para dentro de casa. Mas, é importante se atentar a necessidade de cada planta como adubação, poda e irrigação.

Mais umidade

As plantas aumentam o nível de umidade dentro de casa. O que pode ajudar a evitar doenças durante o inverno, hidratar sua pele ou até mudar a sensação térmica do ambiente. O que as plantas absorvem pelas raízes é liberado pelas folhas como no caso da hera-sueca, clorofito e abacaxi-roxo. Já o limoeiro é indicado para diminuir a umidade.

Ar puro

As plantas filtram o ar, deixando o nosso ambiente mais leve e menos poluído. O processo natural de fotossíntese das plantas nos entrega oxigênio, além de absorver o gás carbônico elas também diminuem poluentes como monóxidos e benzenos.

Pouca luz

Um dos maiores desafios, quando pensamos em colocar uma planta em casa, é escolher o melhor espaço com luz natural e nem sempre conseguimos alinhar com a disposição dos móveis. Mas, algumas plantas como a dracena, lírio da paz, palmeiras, espada de são Jorge, maranta, bromélias, filodendro, peperômia melancia, zamioculcas, planta aranha e bambu da sorte são indicadas para espaços com pouca luz.

Flores

Mais do que um antigo costume, decorar a casa com flores eleva as vibrações do lugar, nos protegendo das vibrações negativas. Elas purificam o ar e liberam óleos naturais que causam relaxamento e bem-estar. As rosas, por exemplo, são antidepressivas. O gerânio diminui ansiedade e ajuda nos momentos difíceis de perda. O jasmim com seu aroma sedativo e a margarida que transmite afeto e confiança.

Perfeitas para o banheiro

Zamioculca, Jibóia, Alocásia Polly, Ficus Lirata (Elástica), Maranta cinza, Lança de São Jorge, espada de são Jorge, cactos.
Plantas repelentes
Se você precisar de repelentes naturais, lavanda, Manjericão, calêndula, menta e citronela podem ajudar nesta missão.

Atenção aos Pets

Se você tem aquele integrante na família especial, que gosta de interagir com as plantinhas, é preciso ter cuidado, pois algumas são venenosas e podem colocar o pet em risco. Algumas plantas são apresentadas como pet-friendly: Cinta, calatea, pata de elefante, pilea pepermioides (planta chinesa do dinheiro) e rosário de coranozes.

Farmácia em casa

Muitas plantas apresentam propriedade medicinais e cultivá-las pode trazer mais benefícios a sua saúde. Às vezes, você até já as cultiva e ainda não reconhece as suas qualidades:

  • Coentro: Cicatrizante e estimulante
  • Alecrim: Digestivo e antiviral
  • Salsa: Diurética e anti-inflamatória
  • Hortelã: Analgésica e digestiva
  • Manjericão: Diurético e digestivo
  • Sálvia: Antimicrobiana
  • Louro: Digestivo e anti-inflamatório
  • Tomilho: Antibacteriano e expectorante
  • Cebolinha: Digestivo e hipotensor

O que ter em casa?

A escolha vai depender do seu gosto e o interesse em aproveitar a planta ao máximo, como algumas que renovam mais o oxigênio, liberam citocinas e até se alimentam ou repelem os insetos, como no caso dos mosquitos, mas vamos deixar algumas dicas por aqui.

Suculentas
São baratas, fáceis de cuidar e encontrar. A sua delicadeza e formas cativam. Basta respeitar as suas exigências de luz e água.

Cróton
Suas folhas coloridas e de tamanhos variados podem abrilhantar a sua sala. Não é indicada para ambientes com ar-condicionado.

Cactus
São maravilhosos e muito resistentes, caso não tenha muito tempo para cuidar. As flores são as mais exuberantes e peculiares.

Carnívoras
Perfeitas para captura de insetos indesejados. Requer um pouco mais de cuidados, pois é preciso reproduzir o seu ambiente na natureza com o solo e umidade. Lembre-se de nunca as alimentar. Deixe que elas capturem as suas vítimas.

Palmeira-leque
Requer um pouco mais de espaço, mas é perfeita para vasos devido ao crescimento lento. Ela não gosta de vento e nem de ar-condicionado.

Parceria ASSIST
Pensando sempre no Associado e como proporcionar as melhores oportunidades, a ASSIST tem parceria com a Nova Flor e Giuliana Flores. São duas floriculturas digitais especializadas, que disponibilizam descontos especiais para Associados e Beneficiários da ASSIST. Seja ornamentação ou presente, disponibilizam flores do campo como orquídeas, flor da fortuna, violetas, cíclames, lírios, margaridas e kalanchoes. Além de kits e cestas. Visite o nosso site e conheça as parcerias. É só escolher e aproveitar!

Deixe um comentário