Prevenção de diabetes: Estratégias de estilo de vida para manter a saúde

Prevenção de diabetes: Estratégias de estilo de vida para manter a saúde

A prevenção de diabetes é fundamental para evitar adquirir a doença. Isso porque, uma vez que você a tem, não há como curar, somente tratar. Portanto, é bom ficar atento e evitar, principalmente para quem já está em pré-diabetes.

Porém, mesmo quem já tem a doença também pode se beneficiar de algumas estratégias. O tratamento geralmente envolve mudanças no estilo de vida, medicamentos e, em alguns casos, a administração de insulina. O controle eficaz da diabetes, assim como a prevenção, também é crucial para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida. Veja como prevenir e como controlar!

  1. Saiba como funciona a diabetes

Antes de mais nada, é importante compreender bem a doença, concorda? Afinal, assim é mais fácil de prevenir. 

Prevenção de diabetes

Pois bem, saiba que a diabetes é uma condição crônica. Ela ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente ou não consegue usar eficazmente a insulina que produz. 

A insulina é um hormônio essencial para a regulação do açúcar no sangue. Ela é o que permite que as células absorvam e usem a glicose como fonte de energia. 

Dito isso, há dois principais tipos de diabetes. No tipo 1, o corpo não produz insulina. Já, no tipo 2, o corpo não a utiliza adequadamente. 

Com relação aos sintomas comuns, incluem aumento da sede, micção frequente, fome constante, perda de peso inexplicada e fadiga. Se não tratada, a diabetes pode levar a complicações sérias, como problemas cardíacos, renais, oculares e nervosos. 

  1. Evite carboidratos refinados

Carboidratos refinados, como os encontrados em produtos feitos com farinha branca e açúcar refinado, podem levar a picos rápidos nos níveis de glicose no sangue. Em vista disso, são prejudiciais a quem tem a doença ou quem quer prevenir.

A solução para isso é optar por carboidratos complexos. Alguns exemplos são grãos integrais, frutas e vegetais. Uma vez que eles são digeridos mais lentamente, ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis. 

  1. Diminua a quantidade de carboidratos consumidos no dia

Assim como a prevenção da diabetes inclui evitar carboidratos refinados, envolve igualmente a diminuição de carboidratos em geral na sua dieta. O mesmo vale, principalmente, para quem já possui essa doença crônica.

Isso significa que é essencial monitorar a quantidade total de carboidratos consumidos e distribuir ao longo do dia para ajudar no controle glicêmico. Uma dica é consultar um profissional de saúde ou nutricionista, que pode proporcionar orientação personalizada sobre a dieta mais apropriada para o seu caso.

  1. Opte por frutas com baixo índice glicêmico

Optar por frutas com baixo índice glicêmico é aconselhável para pessoas nesse quadro. Essas frutas tendem a ter um impacto menor nos níveis de glicose no sangue, de modo que seguem a mesma lógica dos carboidratos que mencionamos acima.

Ou seja, frutas com baixo índice glicêmico liberam açúcar mais lentamente, evitando picos repentinos de glicose. Algumas frutas com baixo índice glicêmico incluem peras, maçãs, cerejas, pêssegos, morangos, ameixas e peras. No entanto, é importante observar a quantidade consumida, pois o equilíbrio geral da dieta é crucial para o controle da diabetes.

  1. Realize exercícios físicos regularmente

A prática regular de exercícios físicos é fundamental para o manejo eficaz da diabetes. O exercício ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina e facilitando a absorção da glicose pelas células. 

Da mesma forma, a atividade física contribui para a perda de peso, melhora a saúde cardiovascular e promove o bem-estar geral. Assim sendo, ela é benéfica para a saúde como um todo, e não apenas para a prevenção da diabetes. Alguns exemplos práticos são a caminhada e a dança.

O Benefício Corridas e Caminhadas da ASSIST disponibiliza inscrições para participação das edições de corrida de rua promovidas no estado do Rio de Janeiro. Elas são ótimas para promover novas amizades, manter a forma e até mesmo competir, caso você queira.

A ASSIST também possui o Benefício Danças, com várias modalidades para a sua escolha. As principais são Danças de Salão, Ritmos Latinos, Dança do Ventre, Dança Charme e outros ritmos. Conheça o Benefício Danças e proveite!

  1. Esteja em dia com seus exames e consultas médicas

Consultas médicas regulares e exames específicos servem para prevenir, monitorar e gerenciar a condição. Nesse caso, o especialista principal para o acompanhamento da diabetes é o endocrinologista, mas o médico de cuidados primários também desempenha um papel importante.

Esse profissional irá recomendar os exames necessários para o seu caso em específico. A frequência deles pode variar de acordo com o controle da diabetes e a presença de outras condições de saúde. É fundamental seguir as recomendações do médico e participar de consultas regulares para garantir um acompanhamento adequado e a prevenção de complicações.

A ASSIST disponibiliza a Assistência Médica Ambulatorial e a parceria com a Hapvida NotreDame Intermédica, com diversos Planos de Saúde Coletivos para você utilizar com consultas e exames.

Para conhecer a ASSIST e saber mais sobre todos os nossos Benefícios Coletivos, clique aqui!

Deixe um comentário