Segurança no Verão

Curta as férias de verão com segurança nas praias e piscinas.

Por Leonardo Costa

Mais um verão para conta da família e as férias não podem ser diferentes para quem curte praia e piscina.
Além de, muito sol e diversão, um pouco de precaução e cuidados para garantir a segurança das crianças e diminuir a dor de cabeça dos pais, também precisam fazer parte do pacote das férias.

De acordo com o levantamento da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), no Brasil, o afogamento é a 1ª causa de óbito entre as crianças de 1 a 4 anos. Estima-se que 5.818 brasileiros tenham morrido afogados em 2020.

Preparamos algumas dicas de como podemos criar um ambiente mais seguro, diminuindo o risco de acidentes, insolação e afogamentos, não só para as crianças, mas para toda a família. A prevenção pode salvar vidas e é muito importante envolver as crianças com momentos de instrução e conscientização.

Não se perca!

Tanto nas praias quanto nos clubes é importante mostrar para as crianças um ponto de referência caso se percam. E, orientar a procurar o guarda-vidas ou outra autoridade que lhes ajudem a encontrar o seus pais. Outra dica interessante é anotar informações como nome da criança, telefone dos pais e endereço em uma etiqueta plastificada e colocar na roupa de banho.

Roupas adequadas

Diferentemente das praias, onde conseguimos utilizar qualquer vestimenta para aproveitar o dia de sol, nos clubes as regras são mais específicas. Em alguns clubes, como é o caso do Megaville Guaratiba do Benefício Clube, só é permitida a entrada nas áreas de piscina usando as devidas roupas de banho como maiô, sunga, biquíni ou sungão.

Proteção solar

Temos vários utensílios que podem ajudar na proteção dos raios UVA e UVB. Protetor solar, roupas com proteção UV, chapéus e bonés, além do guarda-sol e aquela árvore maravilhosa com uma sombra espetacular, junto a natureza. Mas, como cada local tem a sua estrutura específica, se aproprie dos utensílios de acordo com a sua realidade. Mas não se esqueça.

  • Das 10h às 15h é o período de maior radiação solar.
  • Camisas de manga comprida com proteção UV funcionam.
  • Aplique a protetor de 15 a 30 minutos antes de sair.
  • Respeite o intervalo de aplicação do protetor solar, instruído na embalagem.

Equipamentos de segurança

Para uma diversão com segurança, o colete salva vidas é fundamental. Boias e outros utensílios podem ser utilizados, mas não são considerados eficazes na prevenção e afogamento. O mais comum utilizado nos Clubes são as boias de braço, mas é fundamental a supervisão dos adultos.

Brincadeiras

A conscientização das crianças é fundamental para o entendimento da seriedade de um acidente e afogamento. Elas também precisam estar alertas. E, ensinem as crianças a avisarem sempre que verem outra criança ou adulto se afogando ou em dificuldades. Além de evitarem correr ou brincadeiras violentas.

Pulos e piruetas

Não deixe as crianças correrem e pularem nas piscinas, elas podem escorregar e ainda bater com a cabeça na borda. O ideal é sentar na borda e escorregar o corpo para dentro da piscina ou utilizar as rampas e degraus de acesso. Nas praias, evite subir nas pedras e principalmente pular delas, às vezes não conseguimos identificar o que tem no fundo, além de uma onda inesperada lhe derrubar, causando sérias escoriações e até afogamento.

Piscinas

Deixe claro para as crianças quais são as piscinas e brinquedos que elas podem utilizar. Mesmo sabendo nadar, não é aconselhável que crianças frequentem piscinas fundas, específicas para adultos. O afogamento por queda de crianças em piscinas fundas é muito mais comum do que se imagina.

Beba água

Se hidrate e mantenha a saúde da sua pele e corpo durante a exposição solar. Beba água, suco, chás ou água de coco. Os sucos, além da hidratação, trazem um bônus de nutrientes. Beterraba, laranja e
cenoura ajudam no bronze.

Nas praias

  • Consulte o Guarda-vidas para saber as condições para o banho ou para o surf antes de entrar na água. Caso não tenha sinalização.
  • Se for pego por uma corrente, nadar diagonalmente a ela até conseguir escapar.
  • Chame por socorro ou faça sinais se não conseguir sair da corrente.
  • Nunca finja ter necessidade de socorro.
  • Não superestime sua capacidade de nadar saindo para longe, a não ser que o percurso seja paralelo à praia e de fácil socorro.
  • Observe sempre o movimento das crianças, mesmo quando o Guarda-vidas estiver por perto.
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar.
  • Evite qualquer forma de vida marinha desconhecida ou agressiva.

Fonte: CBMSE

Quem nos ajuda nas praias?

Os guarda-vidas compõem o Grupamento Marítimo (Gmar) que é responsável pela atuação no mar e nas praias. Segundo o CBMERJ, os Bombeiros Militares são providos de técnicas aperfeiçoadas e conhecimentos nas áreas de salvamento aquático, procedimentos de primeiros socorros, noções básicas de marinharia e operação de salvamento com moto aquática para garantir a prevenção e atuação em situações de emergências.

Atualmente, são 4 Grupamentos Operacionais no Rio de Janeiro:

1º Grupamento Marítimo – Botafogo: (21) 2234-7287 / 7291 – gmar1@cbmerj.rj.gov.br
2º Grupamento Marítimo – Barra da Tijuca: (21) 2333-6350 / 6342 – gmar2@cbmerj.rj.gov.br
3º Grupamento Marítimo – Copacabana: (21) 2332-2062 / 2086 – gmar3@cbmerj.rj.gob.br
4º Grupamento Marítimo – Itaipú: (21) 2709-9310 / 3701-2204 – gmar4@cbmerj.rj.gov.br

Bandeiras que salvam!

Quando você chegar na praia, verifique a sinalização utilizada pelo guarda-vidas. Bandeiras de sinalização são colocadas na areia ao longo da praia para que os banhistas percebam o grau do risco de entrar no mar. Mas, você sabe qual o significado delas?

ROXO

VERMELHA

AMARELA

VERDE

Presença de animais
marinhos na região

Risco alto
Não entre no mar

Risco médio
Atenção

Risco baixo
Local indicado para banho

Deixe um comentário