Ansiedade no dia a dia: Dicas para aliviar os sintomas

Ansiedade no dia a dia: Dicas para aliviar os sintomas

A ansiedade no dia a dia pode ser normal ou não, dependendo dos sintomas e da ocasião. Diante de situações desafiadoras, como uma entrevista de emprego, por exemplo, é normal ficar um pouco nervoso e preocupado.

Contudo, quando ela se torna excessiva, persistente e de difícil controle, pode ser caracterizada como uma doença. Nesse caso, ela pode gerar uma série de sintomas, como preocupação excessiva, agitação, tensão muscular, nervosismo, fadiga, dificuldade em concentrar-se, irritabilidade e reações físicas, por exemplo. 

Como identificar os sinais de ansiedade?

Os sinais de ansiedade no dia a dia variam de pessoa para pessoa. No entanto, eles costumam seguir um padrão, com alguns sintomas mais clássicos que talvez você consiga observar em você mesmo ou em alguém próximo.

O primeiro ponto é que pessoas ansiosas normalmente se preocupam demais sobre o futuro, costumeiramente com um certo pessimismo. Elas também tendem a evitar situações ligadas a esses gatilhos de ansiedade, mesmo que de forma inconsciente.

Ansiedade no dia a dia

O corpo também sofre. Isso porque, assim como o estresse, a ansiedade pode gerar tensão muscular. Essa tensão pode trazer rigidez, dores no corpo e desconforto. Os principais locais são ombros, pescoço e mandíbula. Falando em mandíbula e tensão, aliás, o bruxismo também pode estar ligado a esse quadro.

Outros sintomas físicos são suor excessivo, náuseas, dores de estômago, boca seca e até mesmo tremores. Inclusive, a respiração pode ficar acelerada, levando até a uma sensação de falta de ar.

Se você começou a perceber que está muito inquieto e agitado, que não consegue mais se concentrar em algo por muito tempo ou que não está completando as tarefas do dia a dia, também pode ser que esteja ansioso. Ao mesmo tempo, você pode começar a sentir mais irritabilidade e até mesmo ter crises de pânico.

Quais métodos ajudam a relaxar?

Felizmente, existem várias técnicas que ajudam no relaxamento. Sendo assim, essas são importantes armas para lidar com a ansiedade. 

Contudo, lembre-se que cada quadro é diferente e, por isso, você deve procurar as técnicas mais recomendadas para você. Ao mesmo tempo, leve em consideração que essas estratégias não substituem a necessidade de remédios e de terapias, por exemplo, caso você necessite.

Dito isso, veja algumas dicas:

Respiração profunda

Praticar respirações profundas e lentas pode ajudar a acalmar o sistema nervoso. Inspire profundamente pelo nariz, segure a respiração por alguns segundos e expire lentamente pela boca. 

Meditação

A meditação envolve focar a mente no presente, muitas vezes através da atenção à respiração, visualizações ou mantras. Existem várias técnicas de meditação, e você pode encontrar a que mais se adapta às suas necessidades. O mindfullness é uma ótima alternativa.

Exercício Físico

A atividade física regular é uma maneira eficaz de reduzir o estresse e a ansiedade, liberando endorfinas que promovem o bem-estar. Com a ASSIST, você pode começar com corridas e caminhadas agora mesmo, clique aqui para ver mais!

Yoga

A prática do yoga combina posturas, movimentos suaves e técnicas de respiração para promover o equilíbrio físico e mental. Ele é indicado para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico.

Terapia

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) e outras abordagens terapêuticas podem ensinar técnicas específicas para lidar com a ansiedade e o estresse. O psicólogo irá ajudar a encontrar métodos mais personalizados para lidar com esses quadros.

Dança

Dançar é uma arte envolvente, que combina atividade física com lazer. Por isso, ela também é perfeita para quem quer cuidar da saúde mental. Na ASSIST, nossos associados também podem usufruir de benefícios de dança. Saiba mais aqui!

Outras atividades de lazer

Ansiedade no dia a dia

Encontrar espaços para outras atividades de lazer também podem ser interessantes. Você pode ter acesso à cultura com o Giro Cultural da ASSIST ou até mesmo conhecer novos lugares com o Turistando!

Quando procurar auxílio profissional?

Se estiver lidando com ansiedade persistente ou significativa, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde, como um médico, psicólogo ou psiquiatra. Isso deve ser feito principalmente se você notar que essa condição está afetando a sua qualidade de vida.

Por exemplo, se os sintomas persistirem por um período prolongado ou caso fiquem com uma intensidade significativa, é hora de procurar ajuda. Evite chegar ao ponto de ter sintomas físicos mais graves ou um impacto muito grande nas atividades diárias. Observe se está sofrendo com algum desses fatores:

  • Desconfortos emocionais ou ataques de pânico;
  • Prejuízo nas funções diárias (trabalho, estudo, relacionamentos);
  • Sintomas físicos, como palpitações, dores no peito, falta de ar e tontura;
  • Pensamentos autodestrutivos;
  • Preocupações irreais, exageradas ou fora de proporção em relação à situação real;
  • Isolamento social;
  • Problemas que afetam seu padrão de sono;
  • Uso de substâncias (álcool, drogas e outros).

Para aprender a lidar com a saúde mental de uma maneira saudável, veja o blog da ASSIST! Temos diversas publicações com o tema que certamente vão te ajudar de algum modo. 

Deixe um comentário