O Lazer é Muito Mais Importante do Que Você Imagina!

O Lazer é Muito Mais Importante do Que Você Imagina!

Nos dias de hoje, muitas pessoas têm uma rotina agitada e cheia de responsabilidades, o que pode deixá-las estressadas e sobrecarregadas. Nesse contexto, é importante lembrar da importância do lazer e das atividades que proporcionam prazer e diversão, pois elas são fundamentais para o bem-estar emocional e mental. 

Hobbies, atividades físicas e meditação são alguns exemplos de atividades que podem ser incorporadas na rotina para promover o relaxamento e a felicidade. Além disso, é possível encontrar formas de fazer atividades de lazer mesmo com uma rotina de trabalho e estudos. Leia para aprender!

Por que o lazer é importante?

As atividades de lazer são importantes para nos desconectarmos das tarefas do dia a dia. Dessa forma, elas são aquelas que fazemos simplesmente porque gostamos, e não por obrigação. Isso, então, acaba sendo positivo para a saúde tanto do corpo quanto da mente. Os principais benefícios são os seguintes:

a importância do lazer
a importância do lazer
  • Aumento da criatividade: pintura, escrita e música, entre outros hobbies, podem ajudar a estimular a criatividade e a imaginação, o que pode ser útil em outras áreas da vida, inclusive no trabalho.
  • Fortalecimento de relacionamentos: participar de atividades comuns pode ajudar a aumentar a conexão emocional e o senso de comunidade. Isso pode ser feito em conjunto com amigos e familiares, por exemplo.
  • Melhora da saúde mental: atividades de lazer podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão, promover a sensação de bem-estar e aumentar a autoestima.
  • Redução do estresse: ao fornecer uma pausa na rotina diária, essas atividades permitem que a mente descanse e se concentre em coisas que nos dão prazer, em vez de ficar preocupada com responsabilidades e obrigações.
  • Saúde física: Algumas atividades de lazer, como caminhadas, ciclismo, natação e dança, podem melhorar a saúde física, aumentando a força muscular, a resistência, a flexibilidade e a coordenação motora.

Quais são as principais atividades de lazer?

Existem diversas atividades de lazer. Em geral, elas podem ser caracterizadas como aquelas que fazemos por nos gerarem uma sensação positiva. Ou seja, realizamos justamente para ficar bem, e não necessariamente porque somos obrigados a fazê-las. 

Nesse sentido, alguns exemplos são as atividades físicas, a prática da meditação e os mais variados hobbies. Abaixo, falamos em detalhes sobre cada um.

Hobbies

Quem não tem um hobby, não é verdade? Se pararmos para pensar, vamos achar facilmente alguma atividade que não nos gera necessariamente dinheiro ou conhecimento, e que fazemos apenas por gostar.

É o caso da leitura, que traz o relaxamento e novas ideias. Outras pessoas gostam de cozinhar, experimentando novas receitas ou expressando sua própria criatividade e compartilhando com parentes e amigos. Outros exemplos são, ainda, o artesanato e os jogos, sejam de tabuleiro ou de videogame.

O interessante é notar que, via de regra, esses hobbies permitem que as pessoas relaxem, explorem seus interesses pessoais, desenvolvam habilidades e estabeleçam conexões com outras pessoas. Por isso, são ótimas atividades de lazer.

Meditação

Meditar pode ser considerado uma atividade de lazer por seu potencial de gerar uma boa sensação. Além dos benefícios que traz à saúde, ela pode ser praticada sem necessariamente ter um objetivo específico além do próprio desfrute do momento.

Por isso, a meditação pode ser uma forma de relaxamento e redução do estresse. Ela pode ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o sono, diminuir a pressão arterial e aumentar a sensação de bem-estar. 

Outro fator importante é que a meditação pode ser uma forma de autocuidado. Isso porque estimula a pessoa a se desconectar dos estímulos externos e se concentrar em si mesma, em seus pensamentos e emoções.

A meditação também pode ajudar a melhorar a concentração e o foco, o que pode ser útil em outras áreas da vida, como no trabalho ou nos estudos. A prática regular da meditação pode ajudar a desenvolver a resiliência emocional, tornando a pessoa mais capaz de lidar com situações difíceis e estressantes.

Atividades físicas

As atividades físicas, como caminhadas e corridas, podem ser consideradas atividades de lazer. Embora essas atividades possam ter benefícios para a saúde física, elas também podem ser uma forma de relaxamento e de conexão com a natureza. 

a importância do lazer

Além disso, muitas pessoas encontram prazer em praticar atividades físicas ao ar livre, seja em parques, praias ou em trilhas na montanha. Isto é comum em função das atividades liberarem no cérebro substâncias que trazem sensação de recompensa e bem-estar.

Dessa forma, as caminhadas e corridas também podem ser uma forma de autocuidado e autoconhecimento. Durante essas atividades, é possível refletir sobre questões pessoais, desacelerar o ritmo de vida agitado e estabelecer metas pessoais de superação.

Como adaptar o lazer à rotina?

É possível fazer atividades de lazer mesmo com uma rotina de trabalho e/ou estudos. Isso, é claro, requer um pouco mais de planejamento. No entanto, você vai ver que os resultados serão positivos para dar mais energia inclusive para trabalhar ou estudar.

Primeiramente, reserve um tempo na sua agenda com antecedência. É indicado criar uma rotina incluindo as atividades de lazer. Tente, principalmente no início, testar diferentes atividades, para ver aquela que mais combina com as suas necessidades e gostos.

Caminhar ou correr, por exemplo, é uma ótima ideia, porque ainda contribuem muito para o benefício da saúde física e mental. Eles ainda estimulam a interação social com outras pessoas que têm interesses similares.

Na ASSIST, você encontra diversos Benefícios Coletivos que disponibilizam atividades físicas, culturais e de lazer, como corridas, caminhadas, trilhas, passeios e muitos mais no Rio de Janeiro. Clique aqui e venha conferir!

Deixe um comentário