O Que é Assistência Funeral: Entenda Tudo Sobre Este Serviço

O Que é Assistência Funeral: Entenda Tudo Sobre Este Serviço

Assistência funeral é o tipo de plano que ninguém quer precisar um dia, mas quando chega a hora ele se mostra importante. Por isso, é sempre válido estar atento a essas situações para se prevenir com eventualidades.

Hoje em dia, existem algumas opções para quem deseja entender melhor o que é a contratação de serviços póstumos. A assistência funeral é considerada a melhor e mais completo delas. Entenda melhor!

Para que serve a assistência funeral?

foto de carro de transporte do caixão, fornecido pela assistência funeral

Assistência funeral é um termo que se refere à prestação de serviços póstumos. Esse é um serviço mais completo quando comparado ao auxílio funeral.

Dessa forma, em vez de apenas reembolsar a família pelos gastos, a assistência é mais ampla. Nela, são cobertos mais serviços e a prestadora é quem pode ficar responsável por executar uma série deles.

A assistência funeral é regulamentada pela Lei Nº 13.261, de 22 de março de 2016. É esta lei que normatiza, fiscaliza e dispõe como deve ser a comercialização dos planos. Por isso, é a mais importante sobre o tema.

A lei define que quando um plano desse tipo é adquirido, deve haver um detalhamento claro dos serviços prestados. Ou seja, na apólice deve prestar exatamente o que é coberto e o que não é, os valores relacionados, etc.

Portanto, existe uma certa variação entre o que é oferecido em cada prestadora. Assim, há opções que devem ser consideradas na contratação. O ideal é considerar os valores de mensalidade e serviços inclusos ao considerar o serviço.

Como funcionam as modalidades individual, familiar e coletiva?

A assistência funeral individual é aquela em que apenas o titular do seguro pode ter seus serviços póstumos cobertos. Ou seja, ele só vale para o caso de óbito do titular da apólice.

Já, no caso dos planos familiares, eles se estendem. Nesse caso, cônjuges ou companheiros e dependentes, como filhos, também gozam do benefício. Portanto, como sugere o nome, é para a família toda.

Por último sobre isso, existe uma forma de contratação coletiva. Isso é possível através de empresas ou associações, por exemplo. É uma ótima forma de tornar os custos mais baratos tendo benefícios similares.

Veja, dessa forma, que existem diferentes alternativas. Cada uma delas tem pontos fortes e fracos. Cabe a cada um determinar qual escolha é a melhor para si e para a sua família. Verifique sempre os contratos para observar o que cada opção oferece.

O que a assistência funeral cobre?

grupo de pessoas em funeral

O que cada plano de assistência funeral cobre é o que está previsto no contrato assinado. Por isso, pode variar de caso a caso, dependendo do serviço contratado. 

Ainda assim, existem alguns padrões. Na ASSIST, por exemplo, a cobertura ocorre independentemente da causa do falecimento. Nestas situações, os serviços inclusos são os seguintes:

  • sepultamento ou cremação (onde existir);
  • locação de jazigo;
  • atestado de óbito;
  • preparação do corpo;
  • urna (com ou sem visor);
  • carro fúnebre;
  • ornamentação da urna com flores naturais e uma coroa de flores;
  • véu;
  • livro de presença ou folha para assinaturas;
  • locação de sala para velório (com taxas equivalentes às municipais).

Observe que há uma grande variedade de serviços incluídos. Eles garantem uma maior facilidade e economia com gastos neste momento de luto e pesar. Na ASSIST, o associado colaborador e seus beneficiários podem utilizar.

Além disso, procedimentos que não estão cobertos na apólice não são reembolsados. Dessa forma, devem ser realizados pela família do falecido.

Benefícios de ter um plano

Ter um plano para o caso de falecimento traz benefícios importantes para a família do segurado. Isso diz respeito aos aspectos emocionais e econômicos envolvidos nos serviços póstumos.

Para começar, com uma assistência especializada e completa há a garantia de um serviço de maior qualidade. Sendo assim, os familiares não precisam se preocupar e a pessoa falecida tem um funeral digno.

E isso vale também para os trâmites burocráticos envolvidos com um óbito. Há uma série de documentos e certidões que a família pode deixar à cargo da seguradora. Até mesmo a divulgação do velório e do sepultamento.

Além disso, no caso dos gastos, há também uma maior tranquilidade. A família não precisa desembolsar nada que esteja na apólice e sequer precisa ir atrás dos serviços, caso na apólice esteja determinado que é papel da seguradora.

A assistência funeral da ASSIST é válida para quem faz parte da contribuição associativa e adquire o serviço. Veja aqui os benefícios do plano!

Deixe um comentário