O Que Você Precisa Saber Antes de Começar a correr! Confira

O Que Você Precisa Saber Antes de Começar a correr! Confira

Quem não quer começar a praticar uma atividade física? Elas ajudam o corpo e a mente, além de outros benefícios. Só que começar a correr nem sempre é fácil, seja por preguiça ou por falta de conhecimento sobre algumas questões.

Em vista disso, nessa publicação preparamos algumas dicas especiais para tornar a atividade física o mais confortável possível. Dessa forma, você consegue tornar ainda mais prazeroso, ao mesmo tempo em que garante proteção contra riscos de lesões e afins. Veja!

  1. Saiba quais são os equipamentos para correr
começar a correr

Antes de começar a correr, saiba que existem equipamentos que ajudam tanto no objetivo de aumentar a performance quanto no de fornecer bem-estar e proteção à sua saúde. Por isso, é importante saber quais são eles.

Em primeiro lugar, procure ter um bom tênis de corrida. Os ideais são os que são têm um bom sistema de amortecimento, o que os torna capazes de absorver o impacto. Isso é importante especialmente para evitar lesões.

Mas não é só o tênis que pode ser benéfico. Bonés e viseiras, squeeze para hidratação, camisetas como as de tecidos sintéticos, entre outros, são altamente indicados.

2. Crie um planejamento e trace metas

Ter um bom planejamento é um bom começo para quase tudo que fazemos em nossa vida, não é mesmo? Pois para começar a correr isso também é uma verdade. Ter um plano traçado inicialmente é uma ótima ideia.

No entanto, você deve observar que, por mais que queira sair de sedentário para maratonista em apenas uma semana, isso não é real. Ou seja, o que quero dizer aqui é que você deve pensar em metas realistas de acordo com o seu estado atual.

3. Comece aos poucos

Alinhado ao item acima, o ideal é sempre começar a correr aos poucos. E isso em função de vários motivos. Um deles, por exemplo, é que o seu corpo ainda não está habituado a um longo período ou a uma carga mais intensa.

Assim sendo, o mais importante no início é compreender o que é possível. Uma boa ideia é intercalar momentos de corrida com caminhada. Com isso, você consegue recuperar o fôlego e dar uma pequena descansada com um ritmo mais baixo.

4. Saiba quando e onde é melhor correr

começar a correr

Existe uma melhor hora do dia para correr, bem como locais que são mais propícios a isso, sobretudo para iniciantes. É claro que varia muito de acordo com a sua disponibilidade, mas a indicação é sempre válida.

Com relação ao local, prefira lugares mais planos, ideais para iniciantes. Já, sobre o horário, o melhor costuma ser pela manhã, como as 9h. Assim você usufrui também dos benefícios do sol, além de ser considerado o período de maior rendimento do corpo.

5. Tenha bons hábitos e uma boa alimentação

Os benefícios da corrida para mulheres e homens pode ser ainda melhor quando acompanhado de outros bons hábitos. Um deles é o de uma alimentação saudável, que dê ao corpo o que ele necessita, em especial com a maior carga de exigência física. 

Além disso, a hidratação também é fundamental, sendo indicados pelo menos 2 litros de água ao dia. Mesmo que tome shakes ou algo similar, isso não substitui a água.

Outras indicações são ter boas noites de sono e ficar longe de álcool e de cigarros. À noite nosso corpo produz hormônios, como o GH, além de se regenerar. Já o álcool e o cigarro fazem mal por motivos que todos já conhecemos, certo?

6. Aprenda a se motivar para correr

Como começar a correr se odeio exercícios físicos? Essa é uma pergunta comum, mas que também não tem uma resposta tão difícil. Na verdade, a sensação positiva da corrida vem após ela ser realizada, e não antes, o que causa boa parte dessa sensação.

Ao fazermos exercícios físicos, nosso corpo libera dopamina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar e à sensação de recompensa. Correr durante a manhã pode ajudar até mesmo a ter mais dopamina durante o dia todo.

Só que o problema é que ela vem apenas após a corrida, como falei. Portanto, o problema é a motivação para iniciar o exercício. Algumas dicas podem ajudar, como registrar as suas conquistas, ter consistência na atividade física, correr com amigos, ouvir músicas e participar de eventos, por exemplo.

7. Corra com outras pessoas

O ambiente das corridas é interessante para fazer novas amizades. Isso ajuda tanto a motivar quanto a se aproximar de pessoas que têm objetivos parecidos com os seus.

Inclusive, no começo, com um ritmo confortável ou em períodos de descanso, é possível colocar a conversa em dia. Além disso, ter o compromisso de encontrar a outra pessoa é mais uma obrigação que vai fazer com que você cumpra com seus objetivos, mesmo que tenha preguiça.

Na ASSIST, disponibilizamos a participação de eventos de corridas e caminhadas no Rio de Janeiro. Clique aqui para entender como funciona!

Deixe um comentário