Treino Funcional ou Corrida?

Treino Funcional ou Corrida?

Encontrar a atividade física ideal nem sempre é uma tarefa fácil. Com uma infinidade de opções disponíveis, muitas pessoas se perguntam qual caminho seguir: treino funcional ou corrida? 

Ambas as modalidades possuem benefícios significativos para a saúde e a forma física, mas cada uma oferece uma abordagem distinta para o condicionamento do corpo. O melhor é entender os pontos fortes de cada um e qual é a melhor opção para alcançar seus objetivos pessoais. Leia até o fim para se decidir!

O que é o treino funcional?

O treino funcional é uma abordagem de exercícios físicos que se concentra em movimentos e padrões de movimento naturais do corpo, em vez de se concentrar em músculos ou grupos musculares isolados. Ele é projetado para melhorar a função do corpo como um todo, envolvendo diversos grupos musculares e integrando movimentos de várias articulações.

corrida ou funcional

Dessa forma, ele não usa máquinas de musculação convencionais, mas sim alguns alternativos. Entre eles, estão bolas medicinais, cordas, kettlebells, TRX (suspensão), elásticos, pranchas de equilíbrio e até mesmo o próprio peso corporal. 

Os exercícios são projetados para simular movimentos do dia a dia ou atividades esportivas, como levantar, empurrar, puxar, agachar, girar e saltar. Isso porque o treinamento funcional é baseado em princípios de movimento humano e busca melhorar a força, a estabilidade, a mobilidade, a coordenação, o equilíbrio e a resistência. 

Em virtude disso, ele busca ter uma aplicação mais prática. Essa atividade visa ajudar a desenvolver habilidades e capacidades físicas aplicáveis à vida cotidiana e a diversas atividades esportivas.

Quais são os benefícios do exercício funcional?

O exercício funcional oferece uma série de benefícios para o corpo e a saúde de uma pessoa. Entre os principais, estão os seguintes:

  • Aperfeiçoamento da coordenação e controle do corpo: ele faz isso por envolver movimentos complexos que exigem uma interação eficiente entre músculos, nervos e sistemas sensoriais. 
  • Aumento da força muscular geral: por ter movimentos multiarticulares que trabalham vários grupos musculares ao mesmo tempo, essa atividade resulta em um aumento da força muscular geral, tornando o corpo mais capaz de realizar uma variedade de atividades físicas.
  • Melhoria da composição corporal: o exercício funcional pode ser eficaz na queima de calorias e na construção de massa muscular magra. 
  • Melhoria da estabilidade e equilíbrio: o treino fortalece os músculos estabilizadores e melhora o equilíbrio. 
  • Melhoria da flexibilidade e mobilidade: há exercícios que visam melhorar a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações, que ajudam a manter a saúde das articulações, permitindo uma maior liberdade de movimento em atividades diárias.
  • Prevenção de lesões: ao fortalecer os músculos estabilizadores e melhorar a estabilidade articular, o treinamento funcional pode ajudar a prevenir lesões, tanto no contexto esportivo como nas atividades do dia a dia.
corrida ou funcional

Saiba, porém, que os benefícios do treinamento funcional podem variar de pessoa para pessoa. Eles dependem de fatores como a frequência e intensidade do treinamento, a alimentação adequada e a individualidade biológica. É recomendado buscar orientação profissional para obter um programa de treinamento personalizado e maximizar os benefícios obtidos.

O que é a corrida de rua?

Entre os tipos de corrida, a corrida de rua é uma competição esportiva que envolve correr em uma rota previamente determinada, geralmente em espaços públicos, como ruas, avenidas ou parques. Essas corridas são populares em todo o mundo e atraem corredores de diferentes níveis de habilidade, desde amadores até atletas profissionais.

As corridas de rua oferecem uma oportunidade para as pessoas se desafiarem fisicamente, estabelecerem metas pessoais e desfrutarem do espírito de comunidade que é criado durante esses eventos. Elas são uma forma popular de exercício e uma maneira emocionante de participar do esporte.

Os corredores interessados em participar de uma corrida de rua geralmente precisam se inscrever antecipadamente nos eventos. Procure as que têm um percurso que combine com seu objetivo, pois eles variam desde os mais curtos, de 5 km, até maratonas com mais de 40 km.

As corridas de rua são eventos sociais e costumam atrair uma grande quantidade de espectadores e torcedores. Em algumas corridas populares, como as principais maratonas internacionais, as ruas são fechadas para o trânsito e há uma atmosfera festiva ao longo do percurso, com música, grupos de torcida e apoio entusiasmado do público.

Aqui na ASSIST, no Benefício Corridas e Caminhadas, disponibilizamos uma programação de circuitos de corridas e caminhadas de rua. Nosso calendário conta com diversas corridas temáticas durante o ano, em diversos locais do Rio de Janeiro. Além do Benefício MoviMente que traz uma agenda de atividades físicas, incluindo o treinamento funcional. Saiba mais clicando aqui!

Deixe um comentário