Carros: financiar, assinar ou alugar?

Por Leonardo Costa

O sonho automobilístico se torna cada vez mais possível com o surgimento de empresas de aluguel e assinatura.

O sonho do carro próprio é um sonho para muitas pessoas, mas é preciso planejar e investir. As despesas que envolvem não apenas a compra, mas a manutenção, combustível, licenciamento anual são consideráveis e podem se tornar um peso no orçamento familiar.
Hoje, temos outras possibilidades disponíveis para a aquisição de um carro, além do financiamento. No mercado automobilístico, encontramos empresas disponibilizando com facilidade aluguel e assinaturas de veículos que atendam especificamente as suas necessidades.
Seja comprando, alugando ou assinando, cada opção traz um grupo de vantagens diferentes, que irão estar de acordo com a realidade socioeconômica do proprietário e o momento da necessidade. Especialistas afirmam que, o aluguel de carros está se tornando cada vez mais popular.

Qual a sua categoria?

Mesmo que ainda não tenha decidido a melhor forma para adquirir um veículo é muito importante reconhecer as suas necessidades para identificar a melhor categoria que irá lhe atender. Fazer a escolha certa é descartar o risco de arrependimento. Identifique as áreas da sua vida que utilizarão o veículo e confira as categorias abaixo:

Hatches: Dividido entre os modelos compactos e esportivo, ao contrário dos sedans, esta categoria não possui uma divisão entre o compartimento dos passageiros e porta-malas.

Sedans: Com capacidades de até 5 passageiros, é uma categoria muito procurada e conhecida como veículos de três volumes. Geralmente, as famílias escolhem pela disponibilidade de espaço nos porta-malas e bancos traseiros confortáveis e espaçosos.

SUV: Os Sport Utility Vehicles (Veículo Utilitário Esportivo) são modelos derivados das caminhonetes, com design robusto, tração nas quatro rodas e mais altos do solo. Apesar do consumo de combustível ser maior, ele é ideal para todo o tipo de estrada.

Picapes: Muito fácil de identificar devido a caçamba na parte traseira. Geralmente são utilizados para o transporte de cargas. Estão disponíveis em modelos compacto, médio e grande. Este último é muito indicado a quem procura transportar passageiros e cargas.

Conversíveis: É uma categoria mais restritiva que comporta entre 2 e 4 passageiros. Os seus tetos podem ser removidos, proporcionando uma experiência única de liberdade na estrada, em dias sem chuva.

Cupês: É a categoria que tem uma carroceria esportiva, mas com redução na altura e com 2 portas. Na primeira impressão, ele lembra um sedan, porém, tem a linha do teto mais curva e vidro traseiro bem inclinado.

Minivans: Muito escolhido pelas famílias e pessoas que trabalham com transporte escolar e de eventos. Seu design entrega conforto e espaço com até 8 lugares e bastante espaço no porta-malas.

Station Wagons: Indicado para quem procura espaço nos carros, principalmente para quem vai viajar com a família ou amigos.
O modelo tem espaço para os passageiros e malas de diversos tamanhos. Popularmente, são conhecidos como peruas.

Crossover: Feitos para as pessoas que gostam daquele veículo que une características de duas ou mais categorias. O seu design, geralmente, é o mais convencional possível.

Financiamento

Adquirir um veículo requer planejamento financeiro e no caso de financiamento, o planejamento precisa ser bem estruturado, principalmente para quem vai comprar o primeiro carro. Especialistas indicam apresentar uma entrada de no mínimo 30% do valor do veículo, que irá reduzir o valor das parcelas. Pois, quanto maior a entrada, menor o valor do carro a ser financiado nas parcelas.
Identifique as empresas que apresentam as condições de financiamento que melhor atendam o seu perfil financeiro. Pois, além das parcelas, você terá outros gastos fixos como combustível, seguro e taxas de licenciamento, incluindo manutenção periódica e imprevistos. Algumas responsabilidades burocráticas podem ficar com a agência de auto ou com o proprietário.

Consórcio

É uma boa estratégia de aquisição para quem não tem disponibilidade de reserva financeira para desembolsar grandes quantias como a entrada de um financiamento. Geralmente, os planos são oferecidos por uma administradora de consórcio. É uma aquisição programada em grupo, onde você escolhe o plano com o melhor prazo e número de cotas.
Ao contrário do financiamento, não são cobrados juros sobre o valor do veículo, os acréscimos estão relacionados à taxa de administração, fundo reserva e seguro do consórcio. A contemplação do veículo é feita mensalmente em assembleias, por sorteios, lances fixos com base no valor do plano ou lances livres, de acordo com o regimento estipulado.

Assinatura

Livre da burocracia de documentação, licenciamento e seguros, para assinar um veículo basta escolher o modelo e decidir o período da assinatura. O período pode variar de 12 a 48 meses. Outra decisão é a franquia mensal de quilometragem que vai de 1.000 a 3.000 km/mês. Com tudo incluso nas mensalidades, também é disponibilizada assistência 24h, que pode incluir reboque, chaveiro e até carga de bateria.
Outra vantagem é poder cadastrar mais motoristas para o uso do carro. Você consegue compartilhar o veículo com quem quiser. A Unidas Livre, parceira da ASSIST, afirma que quando é feita uma assinatura você não se preocupa com gastos, burocracias e nem sofrer com a desvalorização de revenda do carro. Ao final do contrato de assinatura, basta renová-lo e escolher outro carro 0 km.

Aluguel

O aluguel de um veículo é mais indicado para quando temos uma atividade específica, por um determinado tempo como uma viagem pontual, visitar algum cliente ou ponto turístico e até mesmo como apoio na alternativa de trabalho como motorista. Parceiros como a Unidas, oferecem este tipo de serviço com valores diferenciados e mais acessíveis para o Associado ASSIST, em vários estados brasileiros.

Seguro
No caso de veículo próprio, é uma alternativa para proteger o seu carro e reduzir prejuízos em caso de acidentes, roubo e furto. Estas coberturas básicas são necessárias para evitar muita dor de cabeça quando os riscos acontecem.

Coberturas Básicas: Roubo, furto, acidentes, incêndio, explosões, danos causados a terceiros, quedas de raios, alagamentos e quedas de objetos no veículo.
Coberturas adicionais: Reparo ou troca de vidros, indenização por prejuízos em determinados acessórios, carro reserva.

Algumas corretoras de seguro, como a conveniada da ASSIST Localizadora Corretora de Seguros, oferecem consultoria para você planejar o tipo de cobertura de acordo com os seus hábitos e estilo de vida.



Deixe um comentário