Quais são os benefícios da corrida para mulher?

Quais são os benefícios da corrida para mulher?

Os benefícios da corrida para mulher podem ser sentidos em várias áreas da vida. Isso é algo que estimula a saúde mental, ajuda a prevenir contra doenças, melhora a saúde física e até mesmo permite socializar.

Por isso, a corrida é um dos melhores tipos de exercícios físicos atuais, sobretudo para o sexo feminino. Se você está em dúvida, leia nossa publicação para conhecer em detalhes as vantagens da corrida para as mulheres!

Ajuda contra a menopausa

Mulher usufruindo dos benefícios da corrida para mulher

Um dos benefícios da corrida para mulher que é mais interessante é o modo pelo qual o exercício físico atua para atenuar os efeitos da menopausa. Esse momento costuma acontecer entre os 45 e 55 anos, e corresponde à última menstruação.

Durante esse período de menopausa, pode haver sintomas que prejudicam a qualidade de vida. Entre eles, distúrbios de sono, ansiedade, depressão, ondas de calor, fadiga, osteoporose, dores, alterações no cabelo e na pele, diminuição do desejo sexual, entre tantos outros.

As atividades físicas atuam no corpo de diversas maneiras, desde no cérebro até em outros órgãos e regiões do corpo. Isso faz com que haja uma melhora significativa em boa parte desses sintomas, prevenindo e combatendo os efeitos adversos da menopausa.

Protege o sistema cardiovascular

Provavelmente os benefícios da corrida para mulher e para homens estão relacionados ao sistema cardiovascular. Ou seja, como as atividades físicas auxiliam a prevenir doenças do coração e do sistema circulatório.

Sobre isso, há uma grande diversidade de estudos científicos que comprovam. Entre os principais elementos de destaque estão a prevenção contra a hipertensão arterial, a diabetes tipo 2,acidentes vasculares cerebrais, etc.

A corrida, basicamente, é como se fosse um treino para o seu coração, da mesma forma que outras atividades aeróbicas. Dessa forma, ela faz com que o coração fique mais eficiente na sua função de bombeamento do sangue. Além disso, ajuda a desbloquear os vasos sanguíneos.

Mas o quanto devo correr por semana? Bom, de acordo com a medicina, o correto é correr pelo menos 150 minutos semanais. No entanto, se você estiver apenas começando, não tem problema ir aos poucos, é até indicado.

Melhora a saúde dos ossos

Mulher se alongando

Um terceiro entre os benefícios da corrida para mulher está relacionado ao fortalecimento ósseo. E, por mais que isso seja bom para ambos os sexos, é de particular destaque quando falamos da saúde feminina.

Isso porque alterações hormonais, como as da menopausa, sobre as quais já falamos, podem trazer desgastes nos ossos e articulações, e até mesmo levar à osteoporose. Por isso, é ainda mais importante se cuidar.

A melhor hora do dia para correr, nesse caso, é pela manhã ou à tarde. Isso porque é durante esses horários que você poderá pegar sol, o que é fundamental quando pensamos na vitamina D.

Mesmo correndo à noite  também há vantagens. O impacto do exercício aeróbico ajuda a consolidar o cálcio no tecido ósseo. Sem sol, porém, só não há o adicional da vitamina D, que também é essencial para absorver o cálcio.

Faz bem à saúde mental

Os benefícios da corrida para a saúde mental já são muito bem conhecidos. Não é atoa que essa é uma recomendação da maioria dos psiquiatras para os seus pacientes. Afinal, o exercício físico é capaz de melhorar uma série de sintomas dessa natureza.

Durante a corrida, há uma ação no cérebro, a partir dos neurotransmissores. Então, com isso, há, como consequência, a melhora no estado de bem-estar.

Durante a corrida também costumamos aumentar a autoconfiança, quebrando paradigmas e barreiras a cada dia. A autoestima também melhora, uma vez que tendemos a ver a nós mesmos como mais bonitas e satisfeitas com a nossa imagem.

Auxilia no controle do peso e a manter uma vida saudável

Controlar o peso é um desafio para muitas mulheres. Em razão disso, outro dos benefícios da corrida para mulher se refere à queima de calorias que a atividade aeróbica pode proporcionar.

O metabolismo das mulheres é, por natureza, mais lento do que o dos homens. Isso faz com que os homens tenham maior facilidade para gastar energia e para queimar as calorias. Ou seja, eles se mantêm com um peso mais baixo com maior facilidade.

Correr por um período de meia hora ajuda a gastar 600 kcal de energia. Ao mesmo tempo, a atividade física libera hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que ajudam a converter a gordura acumulada no corpo em energia.

Contudo, é claro que não basta só correr, não é verdade? Se não, seria fácil demais! É igualmente necessário ter uma alimentação equilibrada, manter-se hidratada e ter atenção com hábitos nocivos, como beber ou fumar.

Permite fazer novas amizades

Por fim, um ótimo ponto positivo das corridas é que ajuda a socializar. Em outras palavras, faz com que você consiga ter novas amizades, o que é sempre muito bom!

Existem diferentes tipos de corrida que podem ser praticados entre amigos ou em grupo. Essa é uma atividade que, embora possa ser feita de forma solitária, é muito melhor quando conseguimos conhecer alguém.

Gostou de conhecer esses benefícios da corrida para mulher? Então venha se exercitar com a ASSIST e ainda aproveitar as orientações do Programa Vida Saudável! Clique aqui e veja como!

Deixe um comentário